Onde Trabalhamos

Acima está o mapa referente ao ano de 2018 e abaixo o de 2020

A conservação e preservação das zonas húmidas, importantes ecossistemas representativos da Guiné-Bissau, tornou-se um desafio sem precedentes para a ODZH. A degradação das zonas húmidas constitui o centro das preocupações da organização que a faz integrar no cenário das reflexões nacionais sobre o ambiente e o desenvolvimento sustentável e vem chamando atenção para a necessidade de mudança do rumo e das estratégias de desenvolvimento prevalecentes, visando salvaguardar as zonas húmidas e a sua biodiversidade em todo o território nacional.

Pela importância destas áreas para as populações da Guiné-Bissau, dependentes dos recursos naturais, urge e necessário implementar um sistema de gestão integrado e compartilhado destes sítios, no sentido de permitir que continuem a desempenhar o seu papel fundamental na resiliência aos choques climáticos, através das suas funções vitais.

É neste sentido que, a ODZH se transformou num espaço aberto de estudo, aprendizagem, reflexão, inovação, produção de conhecimentos, aberto ao diálogo sobre as zonas húmidas na Guiné- Bissau. Uma organização que integra pessoas com formação multidisciplinar, de diversas origens e áreas científicas, e com vontade de desenvolver ações sustentáveis em várias localidades chaves do país (ver mapas acima).