Nossos projetos

Nos últimos dois anos a ODZH têm vindo a debater várias ideias para identificar projetos sobre diferentes temáticas em prol da conservação da natureza, em especial das zonas húmidas e da avifauna na Guiné Bissau. Esses projetos foram submetidos aos diferentes doadores internacionais.

Apoio institucional à ODZH

Projeto Capacity Development Fund (CDF) Birdlife/MAVA e VBN

No âmbito do projeto CDF, coordenado pela BirdLife International (BLI) e financiado pela Fundação Mava e pelo parceiro da Birdlife na Holanda (VBN), a ODZH beneficia actualmente de um programa de apoio institucional que visa melhorar o funcionamento da nossa organização.

No quadro deste importante apoio, foi elaborado um plano de ação cujo orçamento é de 51.155 euros, cobertos pelas duas instituições acima mencionadas: BLI 39.155 euros equivalentes a 76,6% do montante total e VBN 12.000 euros equivalentes a 23,4% do montante total previsto para implementar as actividades enumeradas no plano de ação. A primeira fase deste programa de apoio institucional teve a duração de um ano. Começou em março de 2020 e terminou em fevereiro de 2021 após o que foi aprovada uma segunda fase que se estende até dezembro de 2021 com um orçamento aprovado de 40.000 euros, dos quais 25.000 são financiados pela BLI no quadro do novo projeto HATCH de apoio institucional e 15.000 euros pela VBN.

Atividades essenciais identificadas no plano de ação anual:

Viver com as Aves

Todos os anos vários milhões de aves do Paleártico Ocidental que nidificam principalmente no ártico, fazem uma incrível viagem e muitas passam o Inverno europeu na África Ocidental. Estas aves migratórias enfrentam muitos desafios como a caça, a destruição dos seus habitats, a sobreexploração dos recursos naturais e as alterações climáticas. Os sítios de Jeta e Mansoa na Guiné-Bissau são um importante ponto de paragem e de invernada para estas aves migratórias.

A ODZH tem trabalhado com as comunidades locais na conservação dos sítios de Jeta e Mansoa. Estes são Sítios Importantes para as Aves (IBAs) e sítios críticos para a conservação da biodiversidade em geral que fazem parte da rede de sítios-chave ao longo da Via Migratória do Atlântico Oriental. A ODZH tem trabalhado na monitorização das aves e dos seus habitats, sensibilizando e realizando actividades com as comunidades locais para proteger as aves migratórias e os seus habitats.

Neste projecto serão alvo as crianças de clubes ambientais na Guiné-Bissau. A ODZH ajudará a criar uma maior consciencialização sobre a importância da conservação das aves migratórias e dos seus habitats. A sensibilização é importante, uma vez que no futuro estas crianças são as que continuarão o trabalho de conservação dos sítios e poderão ser os futuros decisores. O presente projeto é financiado pela Embaixada da Holanda no Senegal no valor de 27 187 euros e cofinanciado pela BLI com 838 euros, e a ODZH no valor 700 euros. O montante total do projeto é de 28 542 euros. O projeto tem a duração de um ano. Começou em agosto de 2020 e terminará em julho de 2021.

“Djuntamon”

Conservação das Aves Marinhas com as comunidades locais da Ilha de Jeta na Guiné Bissau

A comunidade de Dapack vive na zona Norte da ilha de Jeta. Dedica-se à rizicultura de subsistência e à criação de gado. Desde há cerca de 10 anos, tem se envolvido na proteção e conservação da colónia de aves marinhas de Bantambur, uma colónia sobretudo de gaivinas e garajaus Sterna sp. de importância regional.

Este projeto é uma referência no que respeita à participação das comunidades locais na conservação e proteção da biodiversidade e da avifauna na região. Em 2019 através da ODZH e com o apoio de BLI, a comunidade beneficiou de um pequeno apoio à instalação de uma máquina de descasque de arroz para facilitar o duro trabalho das mulheres. No entanto, o acesso à água potável constitui cada vez mais um problema grave. A água tem-se rarificado na zona e a sua qualidade tem diminuído com consequências para a saúde.

Este projeto vai ter como principais ações a empreender, as seguintes:

O projeto foi financiado pela “Small Islands Initiative – SMILO” no valor de 3 000 € e conta com o cofinanciamento da ODZH no valor de 381 €.

Dinamizar a conservação e proteção de Ganga e Limosa

Dinamizar a conservação e proteção da Ganga Balearica pavonina e do Maçarico-de-bico-direito Limosa limosa nas zonas húmidas de Mansoa

A região de Mansôa alberga uma das maiores populações de Ganga Balearica pavonina (300 indivíduos) da Guiné-Bissau (Plano de Acção BLI 2015). É também nessa região que se encontram as maiores conentraçãoes de Maçarico-de-bico-direito Limosa limosa conhecidas no país, tendo sido aí contados de 2000 a 3000 indivíduos, na monitorização anual desta espécie realizada entre Novembro-Dezembro (Hooijmeijer & Monteiro et al. 2018). Isto indica que as zonas húmidas em redor do estuário do rio Mansoa são locais importantes para estas espécies ameaçadas.

A importância desta região em número de indivíduos de ambas as espécies é considerável no cenário nacional. No entanto, o elevado nível de perturbação, degradação do habitat, captura ilegal e falta de monitorização regular das aves aquáticas nestas áreas, bem como o baixo dinamismo das organizações locais de conservação e proteção das aves, são problemas a tratar no âmbito deste projeto. Há que reforçar as capacidades das organizações comunitárias, das instituições estatais e escolares que estarão envolvidas (Mansôa, Cussana e Cussentche, Tchuguê, Tchugal, Dugal e Patche Yala) na protecção e conservação das aves aquáticas através de sessões de sensibilização e informação.

Haverá que desenvolver as capacidades dos líderes e actores-chave para que compreendam a importância da conservação das aves a nível local e global e mudar comportamentos. A conservação ambiental contribui para o desenvolvimento sustentável sendo fundamental envolver as comunidades na procura de soluções para os problemas locais, particularmente os relacionados com estas duas espécies de aves e os seus habitats a nível local.

É de notar que a ODZH já trabalhou nesta área com algumas escolas (Liceu Quêmo Mané, Quartel, Indira Gandy e a escola básica de Cussana e Cussentche através do Projecto CMB2) e com a associação comunitária de Cussana e Cussentche, criadas graças à intervenção da ODZH na área, em 2009. Ambas as espécies são protegidas ao abrigo de vários acordos e convenções internacionais de que a Guiné-Bissau é signatária, incluindo o Acordo AEWA para proteção das aves migratórias, a Convenção sobre Espécies Migratórias de Animais Selvagens e a CITES. Este projeto foi financiado pelo parceiro da Birdlife na Holanda, VBN, num valor de 15 000 euros e tem a duração de um ano.