Sobre a ODZH

A Organização para Defesa e desenvolvimento das Zonas Húmidas (ODZH) é uma organização ambiental não-governamental da sociedade civil Guineense. A ODZH conta, atualmente, com 250 membros activos em todas as regiões da Guiné-Bissau.

A conservação e preservação das zonas húmidas, importantes ecossistemas representativos da Guiné-Bissau, tornou-se um desafio sem precedentes para a ODZH. A degradação das zonas húmidas constitui o centro das preocupações da organização que a faz integrar no cenário das reflexões nacionais sobre o ambiente e o desenvolvimento sustentável e vem chamando atenção para a necessidade de mudança do rumo e das estratégias de desenvolvimento prevalecentes, visando salvaguardar as zonas húmidas e a sua biodiversidade em todo o território nacional.

Pela importância destas áreas para as populações da Guiné-Bissau, dependentes dos recursos naturais, urge e necessário implementar um sistema de gestão integrado e compartilhado destes sítios, no sentido de permitir que continuem a desempenhar o seu papel fundamental na resiliência aos choques climáticos, através das suas funções vitais.

É neste sentido que, a ODZH se transformou num espaço aberto de estudo, aprendizagem, reflexão, inovação, produção de conhecimentos, aberto ao diálogo sobre as zonas húmidas na Guiné-Bissau. Uma organização que integra pessoas com formação multidisciplinar, de diversas origens e áreas científicas, e com vontade de desenvolver ações sustentáveis em várias localidades chaves do país.

Visão

Promover a melhoria da qualidade de vida na Guiné-Bissau através da gestão sustentável das Zonas Húmidas e da conservação da biodiversidade, em especial da avifauna, com a participação ativa das comunidades locais.

Missão

Promover a melhoria da qualidade de vida na Guiné-Bissau através da gestão sustentável das Zonas Húmidas e da conservação da biodiversidade, em especial da avifauna, com a participação ativa das comunidades locais.

Valores

Fazer face aos desafios de conservação

Mobilizamos a sociedade e federamos os atores-chave

Fazer gestão sustentável das zonas húmidas

Conservação da biodiversidade em geral e da avifauna em particular

Apoiar a ODZH

A ODZH tornou-se numa das ONGs nacionais de referência na conservação e proteção das zonas húmidas e avifauna na Guiné Bissau. Ainda precisamos de vocês para nos ajudar e contribuir na dinamização das atividades de conservação com as comunidades locais.