A Organização para a Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas (ODZH) foi aprovada para integrar a BirdLife International, uma das maiores redes mundiais dedicadas à conservação das aves e dos seus habitats. A declaração oficial deverá ser comunicada nos próximos meses, conforme as regras estabelecidas.
A decisão foi comunicada no âmbito do Congresso Mundial da BirdLife International (Global Partnerships), que decorre de 9 a 12 de setembro, em Nairobi, no Quénia, reunindo parceiros de diferentes partes do mundo. A ODZH está representada pelo seu Diretor Executivo, Francisco Gomes Wambar.
A apresentação da organização ao Comité de Parceria Global e a sua aprovação são resultado da última avaliação, realizada entre o final de junho e o início de julho de 2026, por uma equipa técnica da BirdLife International e VBN, que esteve na Guiné-Bissau.
Com esta aprovação, a ODZH passa a fazer parte de uma rede internacional presente em cerca de 120 países, reforçando a projeção da Guiné-Bissau no movimento global de conservação da biodiversidade e das aves migradoras.
Com este marco histórico, agradecemos a todos os novos parceiros que sempre apoiaram e estiveram juntamente com a ODZH durante todos estes anos.
Um novo capítulo para a conservação das aves e das zonas húmidas na Guiné-Bissau.
Uma conquista da ODZH.
Uma conquista para o país.
Parabéns à ODZH.
Parabéns à Guiné-Bissau!
Imagem: BirdLife Internacional Africa




